InícioSaúdeCentro Clínico da UCS oferece atendimento para prevenção e diagnóstico do câncer...

Centro Clínico da UCS oferece atendimento para prevenção e diagnóstico do câncer de pele

-

Ação direcionada à comunidade ocorre dia 2 de dezembro e integra a campanha nacional Dezembro Laranja

Comprometido com a campanha nacional Dezembro Laranja, que visa à conscientização sobre os riscos do câncer de pele, o Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul (Ceclin UCS) realiza dia 2 de dezembro uma ação de prevenção e diagnóstico da doença. Serão disponibilizadas à comunidade 100 consultas com dermatologistas, das 9h às 15h. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada dos pacientes, que devem portar documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta será a 4ª edição da campanha que o Ceclin realiza inspirada no Dezembro Laranja. O objetivo é alertar, informar e conscientizar a população sobre os riscos dos tumores de pele, que são evidenciados com a chegada do verão. “Como unidade promotora de saúde, desejamos compartilhar conhecimento sobre os cuidados a serem tomados e, desta forma, reforçar nosso compromisso com o bem-estar e a saúde em nossa região”, observa a coordenadora do Ceclin, Katiane Bassualdo.

Os atendimentos são prestados por médicos da seccional gaúcha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RS), acompanhados de alunos do curso de Medicina da UCS e enfermeiros e técnicos de enfermagem do Ceclin, além de uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes especialidades da medicina. Para os casos de suspeita de câncer de pele serão realizadas também biópsias.

O câncer de pele é um problema de saúde pública no Brasil, doença que inclui desde tipos mais comuns, como carcinomas basocelulares e espinocelulares, além do melanoma, o que é o tipo mais agressivo – explica a coordenadora do Dezembro Laranja no Estado, Sabrina Sanvido.

A campanha

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil, representando cerca de 30% de todos os casos diagnosticados no país. No entanto, quando detectado precocemente, as chances de cura são significativamente maiores. A campanha “Dezembro Laranja” tem como objetivo educar a população sobre a prevenção e o autocuidado, enfatizando a importância do uso de protetor solar, roupas adequadas e a realização de exames dermatológicos regulares.

Serviço
O quê: atendimento para a identificação de casos suspeitos de câncer de pele
Onde: Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul – no Campus-Sede da UCS, no bairro Petrópolis
Quando: 2 de dezembro, das 9h às 15h
Quanto: serviço gratuito.

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia

Telegram
Entre e receba as notícias do dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Don`t copy text!